Título do TCC:

Utilização de resíduos de pneus como material alternativo na fabricação de pisos intertravados de concreto


Autores:

Gessinara Xavier


Orientadores:

Gabriela Cassol


Assunto:

Concreto, Blocos intertravados, Resíduos de pneus


Resumo:

O presente trabalho mostra que a construção civil pode ser útil na redução de impactos ambientais, buscando novas tecnologias ou incrementos que possam auxiliar em um mundo mais sustentável. Através deste estudo se pode observar que há décadas a destinação correta para resíduos de pneus vem sendo um desafio para muitos países e que mesmo com uma legislação rigorosamente vigente neste setor, há uma dificuldade para o reaproveitamento de pneus inservíveis, porque a lei dispõe sobre a destinação correta deste material e não sobre possíveis aproveitamentos dele, desta forma observou-se uma necessidade cada vez maior de se realizar pesquisas que visem o aproveitamento deste material, logo este trabalho visou estudar algumas propriedades dos pisos intertravados de concreto com a substituição parcial do agregado miúdo (areia) por resíduos de pneus, provenientes de um processo de recauchutagem do mesmo. Para a confecção dos pisos intertravados de concreto foi definido como consumo de cimento Portland de 478,00 kg/m³, para o agregado miúdo (areia) foi utilizado 710,00 kg/m³, e a substituição dos resíduos de pneus em relação a este agregado foi de 5%, 10% e 12%, já o consumo de brita foi de 726,00 kg/m³ e o consumo de água foi fixado em 225,00 l/m³. Para melhor entendimento das características dos pisos intertravados de concreto com a substituição parcial da areia pelos resíduos de pneus, foi realizado alguns ensaios no estado fresco do concreto e no estado endurecido do concreto sendo eles: trabalhabilidade, massa específica e resistência a compressão, onde se observou um aumento de trabalhabilidade do concreto ao substituir um volume parcial de areia por resíduos de pneus, já a massa específica do concreto teve uma redução, que se deve ao fato dos resíduos de pneus terem uma massa específica menor que a areia. Os ensaios de resistência a compressão foram realizados em 7, 14, 28 e 56 dias, onde se pode avaliar uma redução considerável nesta característica. Após a realização de todos os ensaios, foi possível observar o desempenho do concreto de acordo com as porcentagens de resíduos de pneus utilizados.


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Indexado em: junho 28, 2021
Cursos Associados: Engenharia Civil
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