Título do TCC:

Uma solução para o envio de mensagens para clientes utilizando tecnologia sms (short message service)


Autores:

Joel Bleichuvehl


Orientadores:

Moacir Solano Kichel


Assunto:

SMS, Cliente, Telefonia Celular, Marketing


Resumo:

Atualmente o cenário comercial é extremamente concorrente e competitivo, onde a busca de novos mercados é muito grande, mas grande mesmo são os esforços das empresas para manterem seus clientes, deixá-los satisfeitos com o menor custo possível. Os clientes estão exigindo cada vez mais das empresas atendimentos especiais e serviços de qualidade. Para isso é fundamental o uso de tecnologias para ajudar as organizações a conhecer melhor sua carteira de clientes e explorar as informações armazenadas de seus consumidores, de nada adianta ter as informações se a empresa não souber utilizá-las adequadamente. O diferencial competitivo deixou de ser o preço baixo e passou a ser o atendimento personalizado. O presente projeto tem como finalidade apontar uma alternativa para o envio de mensagens para clientes utilizando uma tecnologia que esta crescendo cada vez mais, a tecnologia SMS. O trabalho tem como meta, simular uma situação onde o envio de mensagens personalizadas e com promoções especiais para os clientes possa ajudar a melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente. O software vai interagir diretamente na base de dados da empresa, encontrando padrões de compra e coletando informações sobre cada venda, como o produto que foi comprado, nome do cliente, telefone para contato, feito isso o sistema gera uma lista com o nome do cliente, telefone, produto que foi comprado e o produto que deve ser oferecido. O usuário então seleciona a lista, escreve uma mensagem de texto com no máximo 160 caracteres e envia ao gateway em formato CSV. O gateway então envia essa mensagem para o aparelho de celular do cliente. Com a utilização desse software espera-se estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente, assim como diminuir custos em telefonemas na realização do pós-venda, contato realizado com o cliente após a compra, envio de cartas, impressões de panfletos, redução de mão-de-obra. O sistema possibilitará o envio de mensagens em poucos minutos para vários clientes ao mesmo tempo, e com a certeza que todos receberão a mensagem. O software poderá ser utilizado em promoções de última hora, quando não houver tempo para utilizar os métodos de promoções convencionais, como anúncios de rádio e TV, panfletos, e-mail, ele será uma ferramenta a mais para alcançar os clientes e divulgar os produtos e promoções da empresa.


PDF:
Download

Indexado em: junho 28, 2021
Cursos Associados: Sistemas de Informação
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação