Título do TCC:

Transtornos e dificuldades de aprendizagem: um estudo de diferenciação conceitual e diagnóstica


Autores:

Alessandra dos Santos Selinka


Orientadores:

Edilaine Casaletti


Assunto:

Transtorno, Dificuldade, Aprendizagem


Resumo:

O presente trabalho traz como tema de pesquisa a diferenciação conceitual e diagnóstica das dificuldades de aprendizagem e o transtorno específico da aprendizagem. O objetivo geral foi identificar quais são essas diferenças e, para isso, foi necessário definir o que é e como se dá aprendizagem normal, além de conceitualizar e diferenciar transtorno e dificuldades de aprendizagem e descrever a nosologia diagnóstica dos transtornos do neurodesenvolvimento. Esse estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, onde se pesquisou em livros, artigos científicos, revistas e periódicos. Tendo como problema de pesquisa: Quais as diferenças conceituais e diagnósticas do Transtorno Específico da Aprendizagem, e das dificuldades de Aprendizagem? O estudo em questão possibilitou encontrar resposta ao problema central da pesquisa, onde mostrou que o transtorno Específico da Aprendizagem pertence ao grupo dos Transtornos do neurodesenvolvimento, sendo caracterizado por dificuldades na aprendizagem, mais precisamente na leitura, na expressão escrita ou na matemática. Apenas será diagnosticado com este transtorno aquele paciente que satisfazer os critérios diagnósticos. Essa identificação será sempre o resultado de uma aprofundada avaliação psicológica e interdisciplinar. As dificuldades de aprendizagem podem estar ligadas a fatores internos do aluno em idade escolar, ou fatores externos como inadaptação ao ambiente escolar, ou ao método de ensino, problemas familiares, ou ainda outros fatores de risco.


PDF:
Download

Indexado em: junho 30, 2021
Cursos Associados: Psicologia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação