Raquel Moura Tibes
Sônia de Fátima Gonçalves
Autismo, Pedagogia, Inclusão
A inclusão escolar de alunos com autismo nas redes regular e pública está aumentando, assim como as pesquisas sobre alfabetização e processos de alfabetização. No entanto, ainda há um distanciamento em relação às discussões sobre esses dois temas mencionados. A escola deve ser um local de interação social para pais de crianças com TEA, pois as dificuldades da criança limitam sua convivência com outros membros da família. Portanto, a aliança entre família e escola não só beneficia o tratamento dessas crianças e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas habilidades, mas também traz oportunidades de crescimento para os pais. A pergunta-problema norteadora deste Trabalho de Conclusão de Curso a seguinte: Qual o papel do segundo professor, na inclusão da criança com transtorno do espectro autista no ensino fundamental I? Teve como objetivo geral: Analisar o papel do segundo professor, na inclusão da criança com transtorno do espectro autista no ensino fundamental I. Seus objetivos específicos foram: Pesquisar na bibliografia sobre o Transtorno do Espectro Autista; Verificar a legislação sobre o papel do segundo professor no ensino fundamental I assim como sua importância na inclusão da criança com o Transtorno do Espectro Autista; Aplicar questionário para segundos professores da rede pública municipal ou estadual e Analisar os dados obtidos. Para realização deste TCC, entre revisão de literatura e aplicação de questionários, foram determinados critérios de inclusão e exclusão, seja de população, seja de publicações cientificas. Para aplicação de questionários foram incluídos profissionais Pedagogos da região Meio Oeste de Santa Catarina, sendo eles profissionais classificados como: primeiro e segundo professor. Para coleta de dados tanto em caráter da revisão de literatura quanto da aplicação de questionário serão utilizados métodos informatizados, através de notebook com acesso à internet e fazendo uso de plataformas de aplicação de formulários como o Google Forms em relação ao questionário e plataformas como o CAPES, Scielo e Google Acadêmico para revisão bibliográfica. Em suma, a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental I é um desafio, mas é uma jornada que vale a pena trilhar. Ao oferecer um ambiente inclusivo, sensível e adaptado às necessidades de cada aluno, estamos criando uma base sólida para o sucesso acadêmico e pessoal dessas crianças. A inclusão não se trata apenas de cumprir a lei, mas de promover a igualdade de oportunidades e garantir que todas as crianças possam se desenvolver plenamente, independentemente de suas diferenças.