Título do TCC:

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância


Autores:

Gabriela Cendron Duarte


Orientadores:

Madaline Ficagna Roveda


Assunto:

Transtorno de déficit de atenção, Hiperatividade, Aprendizagem, Tratamento


Resumo:

O presente trabalho, trouxe como enfoque principal dessa pesquisa bibliográfica o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Infância, tendo a pergunta problema: De que forma pode ser identificado o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade na Infância e como pode ser tratado? Suas características essenciais são um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo principal descobrir as causas deste transtorno, as características, como diagnosticar e como tratar este transtorno, bem como o papel da família e da escola em relação a esta criança com este transtorno, também traz qual é o papel do psicólogo em relação ao tratamento psicoterápico com esta criança e como o psicólogo pode auxiliar a a família e a escola. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade acomete crianças a partir dos seis anos de idade e pode ser levado até a vida adulta. Este transtorno, se não tratado, como qualquer outro transtorno, traz grandes prejuízos para a vida deste indivíduo, entre eles uma qualidade de vida instável em todos os sentidos da vida do indivíduo, sendo emocional, cognitivo e no desenvolvimento social, também trará prejuízos para a sociedade em geral que ele irá conviver, pelo fato de simplesmente não parar quieto e não ter atenção. Para que o tratamento seja eficaz, além do paciente ser tratado por medicamentos e psicoterapia, ele necessitará de auxílio da família para que os pais e a família em geral possam atender as necessidades emocionais da criança e entender o que acontece com ela, também necessitará que a escola a auxilie nas questões da aprendizagem, sempre incluindo essa criança nas atividades para que ela participe e não se sinta excluída.


PDF:
Download

Indexado em: junho 29, 2021
Cursos Associados: Psicologia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação