Ilton Paschoal Rotta Júnior
Valter Vitório Andrighetti
E-commerce, comércio eletrônico, marketing virtual, marketing estratégico, internet
No primeiro momento, quando a empresa foi fundada em 1977, a princípio a ideia era comercializar seus produtos no mercado brasileiro. Em 1990, com a queda de vendas do mercado nacional, a empresa optou por abrir novos mercados, vendendo seus produtos para países do Caribe, Canadá e Estados unidos. Depois de 10 anos atuando 100% no mercado externo, a empresa observou que a economia do Brasil mudou muito, comparada a de antigamente e que ela está em crescimento contínuo. Por esta razão, no começo do 1º semestre de 2012, a empresa optou por realizar suas vendas no mercado interno, por intermédio de representantes comerciais terceirizados. Depois de um período de 4 meses, ao analisar os resultados conquistados, a empresa percebeu que não era o esperado. Diante de tal resultado, a direção toma por decisão romper as vendas através de terceiros e passa a implantar um departamento comercial online para atender diretamente os clientes aproximando- se assim dos objetivos traçados. O presente trabalho tem como objetivo sugerir a implantação de um departamento comercial online a esta empresa do ramo moveleiro no município de Caçador/SC, em busca de vender parte de seus produtos para clientes consumidores no mercado brasileiro. Os principais objetivos deste trabalho são de analisar as ferramentas e estratégias utilizadas pela empresa atualmente no setor de vendas, marketing e atendimento ao cliente e mostrar a análise dos benefícios do comércio eletrônico no Brasil e seu crescimento. Por fim, as ferramentas importantes e necessárias para a sua comercialização e atendimento ao cliente online. A Natureza da Pesquisa encontra-se abordada através da pesquisa qualitativa e quantitativa, o método da pesquisa utilizado prioriza-se na análise exploratória, descritiva e bibliográfica. O Universo da Pesquisa localiza-se nesta indústria de móveis do município de Caçador/SC e a técnica de coleta de dados fundamenta-se através de livros, revistas, e Internet. Os principais resultados obtidos com este trabalho de conclusão de curso voltou-se ao fato de que a empresa poderá ingressar no mercado brasileiro podendo vender parte de seus produtos pelo comércio eletrônico tendo uma margem maior de lucro, gastos de vendas menores, contato direto com o cliente por meio das redes sociais, chat online e e-mail com o objetivo de um atendimento de excelente qualidade.