Alex Sandro Rodrigues
Débora Cunha de Almeida
Supermercado, Stress, Síndrome de Burnout
As organizações na atualidade, vem enfrentando problemas onde são ocasionados por absenteísmos, rotatividade e dificuldades na interação entre os colaboradores em que em muitas vezes ocasionadas pelo stress ao qual se exposto por um longo período pode acabar desenvolvendo a Síndrome de Burnout, ou seja, a síndrome do esgotamento, onde o colaborador que desenvolve essa síndrome não conseguirá executar suas funções corretamente, prejudicando seus colegas, produção e qualidade no atendimento aos clientes. O estudo foi realizado com 50 colaboradores de uma rede de supermercados tendo como cargos abordados gerentes, motoristas e operadores de caixas visto que esses são os que tem um maior contanto com fatores estressantes, onde o estudo teve como objetivo avaliar a presença de Stress e se houve um possível desenvolvimento da Síndrome de Burnout, em que através dos questionários aplicados que se constam através de questionário sociodemográfico, ISSL e MBI, obteve-se um resultado ao qual determinou que dos 50 colaboradores, 62% não tem Stress, 26% estão em fase de resistência, 10% em quase-exaustão e 2% em fase de alerta, e com relação a fase de exaustão, não possui nenhum dos colaboradores participantes do estudo e quanto a Síndrome de Burnout deu-se à nível moderado.