Título do TCC:

Síndrome do ninho vazio: um estudo sobre a influência do gênero para as mães em que os filhos saíram de casa


Autores:

Andressa Pasqualotti


Orientadores:

Débora Cunha de Almeida


Assunto:

Gênero, Filhos, Síndrome do ninho vazio, tristeza


Resumo:

A Síndrome do Ninho Vazio é um problema vivenciado pelos pais que enfrentam sua separação dos filhos que estão deixando o lar por motivos de estudos, casamento, trabalho, viagens, entre outros. Quando abordado esse assunto, surgem na vida dos pais e principalmente da mãe algumas implicações emocionais durante esse período. Na busca de compreender o fenômeno que trata esta pesquisa, questiona- se: Qual a influência do gênero dos filhos para as mães com indícios de Síndrome do Ninho Vazio? O objetivo do trabalho foi responder essa questão, nesse sentido, foi utilizado como método de pesquisa uma entrevista qualitativa e quantitativa, descritiva, em que foram entrevistados 14 sujeitos, sendo 7 mães de filhos do gênero masculino e 7 mães de filhos do gênero feminino, respondendo perguntas que envolviam as características da Síndrome do Ninho Vazio, mudanças na rotina das mães após a saída dos filhos; características dos sujeitos, bem como as influências do gênero. Dentre os resultados que foram encontrados, destaca-se o motivo por qual cada gênero decidiu sair de casa: os filhos do gênero feminino para estudar e os filhos do gênero masculino para estudar e trabalhar. Em relação às atitudes perante as mães as filhas mostram-se mais carinhosas e preocupadas e os filhos preferem não demonstrar esse sentimento. Por fim, embora as mães admitam a existência dos sentimentos de tristeza e vazio, sentem-se satisfeitas em saber que os filhos demonstram maturidade e busca por independência. A apartir desta pesquisa é possível sugerir a continuidade de pesquisas, para mais entendimentos sobre a Síndrome do Ninho Vazio e suas características, assim como formas de amenizar as consequências advindas dela.


PDF:
Download

Indexado em: junho 29, 2021
Cursos Associados: Psicologia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação