Francielle Marin Menzel
Edilaine Casaletti
Síndrome de Burnout, Estratégia, Enfrentamento
Esse trabalho de pesquisa, foi desenvolvido a partir de uma problemática acerca das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos professores na atualidade, em relação a Síndrome de Burnout. Tendo como objetivo principal identificar, no contexto de grandes exigências e mudanças sociais, as possibilidades desse enfrentamento. Essa Síndrome vem sendo discutida por diversos autores, o que despertou o interesse em realizar uma pesquisa bibliográfica, baseada em uma fundamentação dos principais aspectos e características que permeiam essa Síndrome, bem como feito uma análise e discussão acerca do material encontrado. A Síndrome de Burnout é uma resposta a um estresse crônico, afetando diretamente o desempenho de tarefas, relacionamento interpessoal, produtividade, e até mesmo a qualidade de vida no trabalho, do indivíduo e da organização. É um resultado de esgotamento, decepção e perda de interesse pela atividade de trabalho. O indivíduo acometido poderá apresentar sintomas físicos, psíquicos, sociais e comportamentais. As consequências do Burnout em professores não se manifestam somente no campo pessoal-profissional, mas também trazem repercussões sobre a organização escolar e na relação com os alunos. As consequências dessa síndrome podem se apresentarem de maneira individual - como distanciamento emocional, sentimentos de solidão, alienação, impotência - ou coletiva - por estar desmotivado, exausto e pela baixa concentração na atividade que realiza