Fabiana Zeni
Miguel Ângelo da S. Mello
Reciclagem, Pavimentos, Sub-base, Base e Restauração
O presente trabalho apresenta uma avaliação de um estudo de caso do desempenho da reciclagem de pavimentos da rodovia SC 453 para obter melhores resultados com custos menores e ganho na parte de meio ambiente. A restauração será realizada com a reciclagem dos materiais constituintes do revestimento e de parte da camada de base e sub-base da estrutura original do pavimento com adição de cimento Portland e brita graduada. Sendo o pavimento flexível o principal tipo de pavimento encontrado nas rodovias brasileiras, onde os mesmos encontram se muito deteriorados e as vezes pela má execução da obra e também pela falta de manutenção dessas rodovias. Os projetos para os pavimentos flexíveis são geralmente feitos para terem uma vida útil de 10 anos, mas com o passar do tempo é necessários à restauração desses pavimentos. Esta técnica é economicamente viável e ecologicamente correta devida a reutilização dos subprodutos das camadas constituintes, consequentemente diminuindo a extração da matéria prima do meio ambiente. A questão ambiental e da sustentabilidade, está sendo amplamente discutida e ganha cada vez mais atenção mundial devido à necessidade de preservação dos recursos disponíveis no planeta, deverá tornar-se o fator mais importante na elaboração de projetos de engenharia, cuja prática acaba, geralmente, interferindo e agredindo o meio ambiente. O material fresado utilizado na conservação/manutenção de uma rodovia, onde a sua correta aplicação, pode ter a sua viabilidade técnica e econômica. As técnicas de reciclagem aliadas à necessidade de incorporar aspectos ambientais e econômicos aos projetos rodoviários, incentivam e motivam iniciativas de utilização do material fresado como um material de construção nobre e capaz de substituir os materiais tradicionais em diversas camadas do pavimento asfáltico.