Título do TCC:

Psicoterapia infantil: o processo e os desafios da terapia cognitivo-comportamental


Autores:

Rosélia Adaiana Soares


Orientadores:

Edilaine Casaletti


Assunto:

Terapia, Infância, Desafios


Resumo:

A terapia cognitivo-comportamental, conforme os estudos têm demonstrado, tem alcançado eficácia dentro do processo da psicoterapia infantil. Atualmente há uma crescente demanda no atendimento psicológico com crianças, e os fatores que ocasionam essa demanda são mais diversos, elevando o número de prejuízos no desenvolvimento da criança, entre eles; os diversos transtornos, problemas psicológicos e alterações emocionais e comportamentais. Diante disso o tema apresentado busca compreender a psicoterapia infantil, o processo e os desafios de atendimento na terapia cognitivo-comportamental. Para esse entendimento foi necessário estudar os principais fatores que influenciam o adoecimento mental de crianças; conhecer a teoria cognitivo comportamental, dando enfoque ao trabalho com crianças; compreender como é realizada a avaliação e estrutura do processo psicoterapêutico infantil, por meio da abordagem supracitada; e entender quais os principais desafios encontrados na prática da psicoterapia infantil. Neste contexto, buscou-se pesquisar e descrever todo o processo, partindo do princípio a etapa avaliativa, o primeiro contado com o paciente e a família/responsável, o planejamento que envolve a; escolha dos recursos a ser utilizados, a sala para o atendimento com crianças, o trabalho com os pais e os desafios para atender essa demanda. Para a realização desse trabalho, usou-se pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, a qual se caracteriza-se em uma revisão da literatura. Essa pesquisa foi fundamentada por meio da pesquisa em livros, artigos científicos, periódicos, sites e revistas científicas. Essas informações foram selecionadas e aplicadas ao estudo com o intuito de responder ao problema de pesquisa. Para análise foram selecionados alguns autores que discorrem sobre o tema em questão e consequentemente responder o problema da pesquisa elencado. Através da pesquisa de revisão bibliográfica, conforme os autores destacados foi possível identificar, os diversos fatores que pode afetar o desenvolvimento da infantil, acarretando problemas em todas as funções cognitivas. O desenvolvimento da criança é decorrente a interação entre as características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente, e quando os fatores adversos afetam nestas duas áreas podem alterar o seu ritmo natural.


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Indexado em: junho 29, 2021
Cursos Associados: Psicologia
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