Édina Claudia de Lima
Ana Luisa Pisa Marini
Cliente, atendimento, fidelização
Este trabalho foi realizado em uma empresa do ramo varejista do município de Caçador, estado de Santa Catarina e teve como objetivo geral propor melhorias no atendimento ao cliente buscando a sua fidelização. Sua estrutura metodológica foi composta pelas pesquisas bibliográficas, descritivas e exploratórias. A técnica de coleta de dados foi feita por meio de observações, bibliografias especializadas, revistas, internet e documentos fornecidos pela empresa cedente. Para análise e interpretação de dados utilizou-se do método descritivo. Foi constatado que o cliente é a razão de toda e qualquer organização, que é impossível a sobrevivência de uma empresa sem uma clientela fidelizada, por isso o estudo na empresa teve seu foco direcionado ao cliente propondo ações, melhorias estruturais, conscientização dos colaboradores sobre a importância do atendimento ao cliente. Tais propostas de melhorias no atendimento ao cliente irão contribuir para que a empresa em estudo seja conhecida como referência no que se refere à valorização, respeito e dedicação a seu cliente com a finalidade de fidelizá-los.