Ana Cláudia Ribeiro
Andréa Simone Machiavelli Pontes
Pós venda, relacionamento, satisfação do cliente
Ao longo do tempo, o marketing vem sofrendo significativas mudanças em sua estrutura, havendo uma transformação do marketing tradicional para o marketing de relacionamento, onde as empresas estão percebendo que o seu verdadeiro foco deve estar direcionado para o cliente. No decorrer do trabalho serão analisados através da pesquisa qualitativa, os procedimentos que podem ser utilizados como melhorias no atendimento dentro do setor de pós-vendas para suprir as necessidades dos clientes, assim como descrever o atual funcionamento do setor de pós-vendas. Também serão apresentados procedimentos que venham a contribuir no relacionamento da empresa com o cliente e sugestões de melhoria para o setor de atendimento ao cliente, o pós-vendas. O marketing de relacionamento, assim como, o pós-vendas, são tidos como ferramentas que possibilitam a integração da empresa com o cliente. Onde o conhecimento sobre as necessidades e preferências dos consumidores, possibilita à organização a oferecer o produto específico para atender a sua real necessidade e propor satisfação. Uma vez que o mesmo encontra-se satisfeito, torna-se um comprador efetivo, gerando uma fidelidade para com a empresa. Este trabalho foi realizado em uma empresa do ramo madeireiro do município de Caçador, visando demonstrar a importância de um bom atendimento ao cliente através do pós-vendas, na busca da fidelidade de seus clientes e também da satisfação das necessidades de sua demanda.