Eliane Aparecida Rosa
Andréa Simone Machiavelli Pontes
Marketing de Relacionamento, Fidelização, Cliente
O presente trabalho tem como objetivo geral propor um plano estratégico de marketing de relacionamento, para fidelização do cliente em uma empresa de transporte de cargas florestais do município de Caçador - SC. Para a realização deste trabalho e o alcance do objetivo acima proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, onde ainda, foram realizadas pesquisas descritivas, exploratórias e bibliográficas, para o alcance de um melhor conhecimento dos assuntos abordados. A coleta dos dados apresentados no presente trabalho foi realizada através de pesquisas em documentos, revistas, bibliografias especializadas, observação sistemática, entre outros, visando-se um maior entendimento do marketing de relacionamento, principalmente na empresa estudada. Através das ferramentas do marketing de relacionamento, tais como valorização do cliente, pesquisas e satisfação e promoção de eventos é possível conquistar um maior número de clientes, bem como fidelizá-los. O mercado se configura e se organiza cada vez mais em torno dos clientes, em vez de produtos e serviços, e todos os produtos e serviços oferecidos pela organização devem atender às exigências e preferências do público consumidor. O marketing de relacionamento surge como ferramenta para auxiliar as empresas na interação com seu cliente, promovendo um relacionamento mais intenso e a criação de vínculos que garantam a sua fidelidade. Fidelidade esta que trará benefícios mútuos para a empresa e seus clientes, fazendo com que ambos prosperem.