Andrieli Gladun
Sonia de Fátima Gonçalves
Pandemia, Ensino Fundamental, Desafio de Alfabetizar
O presente trabalho, objetiva-se em compreender as dificuldades, desafios e mudanças no período antes, durante e pós pandemia do Covid-19. O referencial teórico será discorrido a partir de conceitos sobre os métodos de alfabetização e sua. No que tange a estrutura organizacional do trabalho aqui apresentado em seu primeiro capitulo será feita uma síntese com fatos significativos, abordando de forma geral um panorama sobre alfabetização e letramento, apresentando os processos do desenvolvimento infantil. No segundo capitulo, a abordagem será sobre as dificuldades do professor e sua influência no desenvolvimento da alfabetização, e no seu terceiro capitulo serão analisados os dados da pesquisa de campo estabelecendo reflexões sobre esse importante trabalho desempenhado. Conclui-se que houveram dificuldades nas diferentes etapas. O educador deve estimular e sempre estar aperfeiçoando suas metodologias de acordo com cada época e a cada criança e diversificar atividades de acordo com o cotidiano e a realidade, facilitando a alfabetização e estar em constante processo de formação a fim de poder melhorar cada vez mais sua prática pedagógica.