Cristiano Seidel
Paulo Cezar de Campos
Fidelização, Satisfação, Competitividade
A satisfação dos clientes é uma forma das empresas se manterem no mercado a partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais, por isso o tema satisfação ganhou maior importância no contexto da administração de empresas. Ao iniciar este estudo o objetivo foi identificar o grau de satisfação dos clientes da Frutolândia, buscando avaliar como se encontra a organização no mercado, a partir da visão dos próprios clientes. Para desenvolver o estudo foi utilizada uma metodologia de pesquisa descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário direcionado para os clientes da empresa. A partir dos dados coletados foi possível identificar que os consumidores estão satisfeitos com o atendimento, produtos e preços da empresa, todavia solicitaram melhoria na qualidade dos produtos e no ambiente, evidenciando assim, a importância da empresa estar sempre organizada e com novidades para satisfazer os clientes. A partir da coleta de dados e do contato com os clientes, a empresa poderá renovar sua estrutura oferecendo novos produtos, o que poderá melhorar a competitividade da empresa no mercado. O fato de a empresa ter um bom índice de satisfação, já evidencia a preocupação dos proprietários em se manter ativos no mercado. Ao final do estudo fica a sugestão para que a empresa possa trabalhar o seu ambiente e os seus produtos, sem, no entanto, esquecer do comprometimento com a qualidade e a satisfação dos clientes, ganhando em diferencial de competitividade e melhorando ainda mais o seu posicionamento no mercado perante a concorrência.