Clarice Ruda Ariatti
Andrea Simone Machiavelli Pontes
Alimentos congelados, Pesquisa de percepção, Comportamento do consumidor
O tema deste trabalho é a percepção dos consumidores de salgados congelados ofertados nos supermercados e estabelecimentos no munícipio de Caçador SC. Tem como objetivo analisar as percepções dos consumidores de salgados congelados adquiridos em supermercados. Para o alcance do objetivo geral, desdobram-se nos seguintes objetivos específicos: a) apresentar o perfil dos respondentes da pesquisa; b) analisar o nível de satisfação dos consumidores com relação aos produtos (salgados congelados) ofertados atualmente no mercado; c) diagnosticar lacunas que podem proporcionar oportunidade de empreendimento no ramo de salgados congelados. O método utilizado é quantitativo, amostragem não probabilística por conveniência, assim utilizou-se a pesquisa descritiva para o alcance do primeiro objetivo e pesquisa exploratória para o alcance do segundo e terceiro objetivos. Através de pesquisa aplicada de 3 a 15 de outubro de 2022, com o questionário que contou com 15 perguntas, essas foram aplicadas através do Google forms distribuído em grupos de WhatsApp, os respondentes foram apenas pessoas que residem em Caçador, S/C, teve uma abrangência diversificada de bairros, formando um efeito bola de neve. No total foram 262 respondentes, o público predominantemente foi o feminino (78,6%), o masculino apresenta apenas (21,4%) na participação da pesquisa, ambos possuem idade predominante entre 26 e 59 anos, com uma média de renda mensal de um a quatro salários mínimos. O segundo objetivo que teve como finalidade a análise de satisfação dos salgados congelados ofertados atualmente nos estabelecimentos do próprio munícipio, os critérios propostos na pesquisa, foram analisados por indicadores correlacionados a percepção negativa, neutra ou positiva. Porem a pesquisa demonstrou que os respondentes se posicionarão deforma neutra, qualificando uma insatisfação nos quesitos analisados, sendo esses armazenagem e exposição, embalagem, diversificação, qualidade, sabor e preço. Para o alcance do último objetivo, a pesquisa demonstrou um índice considerável de insatisfação dos consumidores pela falta de salgados congelados vegetarianos e do tipo assados que são ofertados atualmente nos estabelecimentos. A partir dos dados coletados é possível identificar que existe oportunidade de empreendimento no ramo de salgados congelados, considerando inovação incremental do produto, é possível rever e aplicar melhorias seja na embalagem, exposição, marketing, diversificação e qualidade, bem como avaliar a possibilidade de fabricar e comercializar salgados vegetarianos congelados e salgados assados congelados.