Jane de Fátima Machado
Cirlei de Souza Moreira Dias
Surda, Aprendizagem, Educação, Pandemia
Abordou-se esse tema na pesquisa devido à grande relevância da aprendizagem do aluno surdo na educação básica. Essa preocupação justifica-se pelo fato de esses alunos estarem saindo da escola sem o mínimo de conhecimento e preparo para a vida em sociedade. Compreender a trajetória escolar do educando surdo é importante para buscar e propor alternativas de aprendizagem para aqueles que ainda se encontram em processo de Alfabetização. Através deste trabalho objetivou-se compreender como aconteceu processo de ensino e aprendizagem da criança surda e ou com deficiência auditiva em tempos de pandemia na cidade de Fraiburgo. Para isso abordou-se fatores como o conceito de deficiência auditiva e surdez na infância, a caracterização da educação da pessoa surda na história, a descrição do processo de alfabetização na educação básica, etc. Definiu-se como uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos descritiva e exploratória, utilizou-se do questionário como instrumento para coleta de dados, para a análise utilizou-se de fontes secundárias, como artigos e livros dos autores Luchese (2017), Quadros, Santos (2016), Honora (2019), Skliar (2016), Capovilla (2001), Strobel (2009), Giroletti (2017), Cury (2020), Cordeiro (2020), entre outros. Conclui-se com esse estudo a inclusão do aluno surdo nas escolas de ensino regular e mesmo na sociedade encontra muitas barreiras, principalmente, a falta de comunicação.