Janaina Almeida Silva
Daniel Bruno Momoli
Inclusão, arte educação, alunos com deficiência
Esta pesquisa tem como tema “o ensino das linguagens visuais no processo de inclusão no ensino regular com alunos com deficiência intelectual”. Apresenta como campo problemático os caminhos possíveis para uma discussão: como encontrar uma metodologia de ensino das Artes com alunos de inclusão na turma do 5° ano, das séries iniciais do ensino regular, com deficiência intelectual, assimilando a Arte com os seus significados e conteúdos específicos? De que modos o professor de artes busca agir frente a essa especificidade da escola contemporânea? O objetivo geral do trabalho é Analisar as vivências do estágio de docência nos anos iniciais do ensino fundamental problematizando o ensino das artes visuais e a inclusão de alunos no ensino regular, contribuindo para as discussões sobre os processos inclusivos nas aulas de arte. No capítulo dois que leva como tema “Entendendo a deficiência intelectual”, trabalharemos com autores como Sassaki (1997), onde será apresentando o tema inclusão iniciando pelo contexto histórico e com as autoras Mantoan (2014), Marques (2001), Fonseca da Silva (2014), Nunes (2005), (2014) que trazem a discussão sobre a inclusão no ensino regular e no ensino da arte. No capítulo três “A linguagem visual e a alfabetização artística”, trabalharemos com autores como Kandinsky (1997) e (1996), Dondis (2001), neste capítulo será realizado um aprofundamento dos elementos da linguagem visual, ponto e linha, e abordagem deste tema em sala de aula. No capítulo quatro aborda-se a “Metodologia”, fundamentos Imprescindíveis para realização da pesquisa, trabalharemos com autores como Andrade (2007), Dimitruk, (2004), Ruiz (1982), Cervo e Bervian (1983), onde apresenta- se a caracterização da pesquisa, os sujeitos, o universo da pesquisa e a descrição do material empírico. E no cinco temse a pesquisa de campo “A vivência da inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, resultados da busca de uma prática educativa instigante e envolvente” onde serão referenciados autores tais como a autora e arte educadora Barbosa (2007), Bueno Buoro (2002), Reily (2001), Fonseca da Silva (2014), Nunes (2005), onde abordaremos a análise dos dados, apresentando os resultados das produções dos discentes, recordações descritas em um diário de bordo, concluindo que com um trabalho diferente, o aluno participa do grupo, pois a arte é um recurso educacional que auxilia o desenvolvimento cognitivo do deficiente intelectual, melhorando seu aprendizado e explorando suas potencialidades, e também é conhecimento que desencadeia a expressão e comunicação de sentimentos, emoções, ideias que possibilitam a alfabetização estética, interação com os outros e contato com a cultura.