Josiane Renata Zaias
Daniel Bruno Momoli
Desenho infantil, ensino do desenho, estereótipos
Esta pesquisa tem como tema “O Desenho como Desconstrução de Estereótipos”. Apresenta como campo problemático os caminhos possíveis para uma disussão: Que elementos são importantes para construir uma prática de ensino do desenho nos dias atuais, que desenvolva a criação e desconstrua estereótipos? O objetivo geral do trabalho é Desenvolver uma abordagem para o ensino do desenho no contexto atual construindo o pensamento estético, que desconstrua o esteriótipo e permita o desenvolvimento de práticas artísticas no contexto da educação básica. No capitulo dois que leva como tema “O Desenho” trabalha-se com autores como Gombrich (1999) e Janson e Janson (2009), onde apresenta-se uma discussão inicial sobre a origem do desenho e como ele acompanhou e contribuiu para a evolução do homem, no mesmo capítulo com base em Lowenfeld – Brittain (1977) aborda-se também o desenvolvimento do desenho infantil e suas fases. No capítulo três “O Ensino do Desenho” trabalha-se com autores como Fusari e Ferraz (1993), Derdyk (1994), Ana Mae Barbosa (1996), (1998), (2001), (2002) e (2010), Anamélia Bueno Buoro (1996 – 2002), neste capítulo aborda-se como o ensino do desenho vem sendo realizado no Brasil desde o século XIX como é o ensino do desenho para as crianças nos dias atuais, e as possibilidades de se ensinar desenho livre de esterótipos. No capitulo quatro “Traçando uma Prática Reflexíva da Desconstrução de Estereótipos”, trabalha-se com autores como Ludke & André (1986), Queiroz (1992), apresentase a caracterização da pesquisa, os sujeitos, o universo da pesquisa e a descrição do material empírico. E no capítulo cinco “Uma Possível Prática Contra Estereótipos”, aborda-se a análise dos dados, apresentando as práticas executadas pelos alunos, concluindo que apesar de vários estudos sobre a presença de esterótipos no desenho infantil, o caminho para exterminá-los ainda é longo.