Luana Moreira Pereira
Cirlei de Souza Moreira Dias
Inclusão, Ludicidade, Deficiência Intelectual, Formação continuada
A inclusão é a adequação na forma de trabalhar de toda a equipe escolar, desde professores, alunos, gestão para que obtenham sucesso no processo de ensino aprendizagem. Nessa perspectiva, o projeto tem como tema: Ludicidade no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual no ensino fundamental. Objetiva aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para enriquecer o estudo pesquisou-se a importância dos jogos lúdicos no processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares e as contribuições das atividades lúdicas no ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Investigou-se e analisou-se como os professores de séries iniciais utilizam atividades lúdicas para desenvolver aspectos de interação social, desenvolvimento motor e corporal dos alunos com deficiências e quais práticas utilizam. Este projeto pautou-se em um estudo bibliográfico, qualitativo e quantitativo, e uma pesquisa de campo com alguns profissionais do ensino fundamental. Após a coleta de dados realizou-se a tabulação e analise dos resultados obtidos. Conclui-se que, a inclusão ainda causa insegurança nos profissionais, que precisam estar em constante aperfeiçoamento, formação continuada, buscando novas estratégias e didáticas diferenciadas para trabalhar com esses alunos. Conhecer cada aluno, suas particularidades, habilidades e limitações é fundamental para entender como aprendem e assim, propor atividades lúdicas significativas para a aprendizagem. Somente dessa forma, será concretizado uma aprendizagem inclusiva.