Natanael Castanha
André Chiarani da Silva
Transporte, Gestão de Processos, Tecnologia, Logística
Esta pesquisa desenvolveu-se em uma transportadora de cargas fracionadas instalada no munícipio de Caçador-SC, um estudo de caso a fim de melhorar o processo de reembolso de valores referente as descargas para as agências terceirizadas, da empresa cedente, o qual causa impactos negativos, dentro da logística dos agentes terceirizados, atrapalhando o foco da organização, em atender o cliente o final, e preservar um desempenho dos parceiros de negócios. Desta forma elencou-se os seguintes objetivos específicos: (1) Caracterização da empresa cedente; (2) Descrição da logística de reembolso de valores referente as descargas da empresa em estudo; (3) Implantação de projeto piloto para melhorias no processo de reembolso de valores das descargas. O referido estudo tem sua natureza como qualitativa, tendo como base análise da dados extraídos do sistema, aplicando um projeto piloto para melhoria. O tipo de pesquisa para elaboração deste trabalho fora utilizado os métodos de pesquisa exploratória, descritiva ao estudo de caso, para efetuar levantamento de dados na empresa. Para a coleta de dados qualitativos foram utilizados na pesquisa, a aplicação de observações no posto de trabalho e extração de dados do sistema, também uma descrição do procedimento de reembolso de descarga. Concluiu-se que, através de uma análise de processo no pagamento de reembolso de valores das descargas e da implementação de pequenas ações, resultou numa comunicação entre agencias e matriz, mais efetiva e ágil, aumentando ou a eficiência do dia a dia da organização, demonstrando que na maioria das vezes não é necessário fazer um grande investimento financeiro para ter consideráveis ganhos. Conforme foi possível identificar o ganho de 57% de agilidade no processo, melhorando a agilidade no reembolso, devido o processo ter mudado para o procedimento digital