Título do TCC:

Inclusão de crianças e de adolescentes com deficiência no ensino regular sob a ótica do serviço social


Autores:

Schuler, Gisele Edith


Orientadores:

Adriane Alves da Cruz


Assunto:

Serviço social, Inclusão, Pessoas com deficiência, Ensino regular


Resumo:

A inclusão social de crianças e de adolescentes ao ensino regular ainda apresenta grande dificuldade. Por muito tempo, essas pessoas não eram consideradas sujeitos de direitos. Nesse sentido, a presente pesquisa sugeriu, como objetivo principal, descrever a inclusão de crianças e de adolescentes no ensino regular sob a ótica do Serviço social, analisar como esse profissional desempenhará seu papel profissional diante da problemática. Metodologicamente, a pesquisa foi viabilizada por meio de analise bibliográfica, sendo uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva de cunho interpretativo. Como marco legal, pesquisou-se sobre a Constituição Federal (1988), o Estatuto de Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Plano Nacional de Educação (2014), Estatuto das Pessoas com Deficiência (2015), bem como documentos resultantes de importantes conferências internacionais tais como a Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), a Conferência Mundial de Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade (1994) e Convenção da Guatemala (1999), haja vista serem alguns dos principais documentos legais que têm orientado a educação especial em uma perspectiva inclusiva no Brasil. Abordou-se, também, a evolução Histórica da Trajetória da Profissão de Serviço Social e a importância do Assistente Social como mobilizador do acesso aos direitos da Criança e Adolescente com deficiência.


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Indexado em: dezembro 15, 2021
Cursos Associados: Serviço Social
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