Evandro Claudio Meira Santos
Valter Vitório Andrighetti
Marketing, ferramentas estratégicas, estratégias, comportamento do consumidor, fidelização, competitividade
O marketing tem sido fator decisivo na permanência de uma empresa no mercado competitivo, ter o conhecimento do público alvo, aliado ao uso das ferramentas de marketing, tem se tornado estratégias imprescindíveis para se vencer a concorrência e conquistar os clientes. Com base nisto, o presente trabalho teve como objetivo identificar o perfil e quais os fatores que influenciam os clientes na hora da compra, e após analisar os dados, sugerir o uso das ferramentas estratégicas nos processos da empresa em estudo, com o objetivo de conquistar mais clientes e fidelizar os atuais. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, na qual empregou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Foi elaborado um questionário e aplicado em trezentos e trinta e três clientes ativos da loja, os quais responderam perguntas relacionadas à identificação do perfil e dos fatores que podem influencia-los na hora da compra. Pode-se considerar que ao analisar as respostas dos consumidores, a instituição tem a necessidade de incrementar suas ferramentas de marketing para que haja uma melhoria significativa na qualidade de seus serviços e principalmente da imagem de seus produtos, e consequentemente, através dos estímulos de marketing, influenciar cada vez mais os clientes a escolherem a empresa na hora de efetuarem suas compras.