Josiane Dias Stefanes
Erci Bohrer
Grau de satisfação, puérperas, assistência de enfermagem
A enfermagem é de grande importância no atendimento das mulheres no período do pré-parto ao puerpério. A qualidade da assistência de enfermagem pode ser definida como satisfação das puérperas, então devem surgir estratégias de qualidade de serviço, levantando dados quanto ao grau de satisfação das mesmas. Este estudo teve como objetivos analisar o perfil das puérperas: idade, profissão, escolaridade, tipo de gravidez, parto, consultas de pré-natal, identificar os fatores que interferem na satisfação das puérperas quanto à assistência recebida pela equipe de enfermagem, investigar se a puérpera foi orientada, estimulada e preparada pela enfermagem para o parto e puerpério e, o ato de amamentar. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu entre os meses de junho a agosto de 2009, com 20 puérperas. A coleta de dados foi realizada por busca ativa das puérperas através de visita domiciliar utilizando formulário com perguntas fechadas. Os resultados demonstram que o perfil das puérperas na maioria são do lar, e de baixa escolaridade o que dificulta a compreensão de informações que são passadas pela equipe de enfermagem. Embora a maioria tenha realizado de quatro a oito consultas de pré-natal, elas não tinham conhecimento de que as consultas de pré-natal podem ser realizadas por enfermeiras. Houve satisfação com o tipo de parto sendo que a cesariana apresentou igualdade na porcentagem, quanto ao parto normal. Observou-se que a falta de acompanhante gerou insatisfação, falta de incentivo em relação a amamentação, pouca orientação quanto a pega correta da mama e falta de incentivo a não usar mamadeiras e bicos.