Fernando Hudyma
Édson Rocha Nery
Estudo, Rodovia, Faixas adicionais de trânsito
O trabalho consiste na realização de um estudo de caso acerca da metodologia aplicada no segmento rodoviário para dimensionamento de faixas adicionais de trânsito, e a partir dos estudos desenvolvidos, aplicar os elementos de pesquisa bibliográfica. O segmento em estudo é a antiga Rodovia Estadual SC-302, hoje, SC 350 no trecho que liga o perímetro urbano de Lebon Régis ao Entroncamento com a BR-116 especificamente no segmento mais critico de aclive na localidade de Rio Bonitinho no município de Santa Cecília com cerca de 1700 metros. O conhecimento de normas e manuais bem como, das especificidades das faixas, servindo este, para pesquisas de cunho acadêmico, que permitiu uma breve percepção dos critérios usados pelo DNER no Brasil, e inclusive critérios usados pelo DEINFRA em Santa Catarina. As faixas adicionais são faixas de trânsito que provocam um alargamento das seções transversais em trajetos de aclive que servem para separação do tráfego rápido do lento. Para a analise verificou-se através de visitas a campo a condição de tráfego atual da Rodovia para fins de estudo, dimensionamento, confirmação e do posicionamento de uma faixa adicional existente na rodovia. A solução ideal para o inicio da faixa foi mantê-la no mesmo local, pois a velocidade do veiculo de carga não atinge uma perda maior que 15 km/h e o local que antecede a faixa é uma tangente permitindo ultrapassagens. No que diz respeito ao fim da faixa optou-se em estender a faixa adicional além da crista da curva vertical ate alcançar um ponto em que o veiculo de carga possa atingir uma velocidade que não difira de 15 km/h dos veículos leves e de preferência da ordem de 60 km/h que corresponde aproximadamente ao nível de serviço D.