Título do TCC:

Estudo do caso revitalização de uma cisterna na escola municipal hilda granemann de souza, para fins de uso não potável


Autores:

Bruna Caroline Carvalho


Orientadores:

Tiago Borga


Assunto:

Aproveitamento, Captação, Água da chuva, Conscientização, Escolas


Resumo:

A água vem sendo um dos assuntos mais preocupantes em todo o mundo nas últimas décadas, estudos apontam que ainda há água suficiente para suprir as necessidades do crescimento do mundo, mas sem a conscientização das pessoas esse relatório pode mudar. De acordo com estudos o consumo da água cresceu duas vezes mais do que a população, e a estima da demanda é que cresça ainda mais até 2050, se mantermos os mesmos padrões de uso o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água. Pode-se atribuir fatores que causarão grandes problemas para que a falta de água atinja o mundo como, por exemplo, a intensa urbanização, práticas inadequadas agrícolas, poluição, prejudicando a oferta de água limpa no mundo. É fundamental que os recursos hídricos sejam vistas como uma problemática com solução sendo usadas alternativas sustentáveis para evitar uma grande crise do abastecimento no futuro. De maneira geral a mudança deve-se começar nas administrações públicas, infraestruturas e em grande foco na educação. Sendo assim o presente trabalho apresenta solução da problemática com o reaproveitamento da água da chuva nas escolas, sendo analisados os projetos técnicos, executado reuniões, propondo como sugestão de implantação de um sistema de captação da água da chuva utilizando as cisternas já existentes, remanejando para uso de fins não potáveis com intuito de economia e preservação da água. Sendo que as cisternas podem ser revitalizadas e direcionadas a captação da água da chuva para as mesmas, pois se encontram em ótimo estado, neste caso proporcionando uma quantia significativa na diminuição do consumo de água potável e incentivando a educação ambiental na escola.


PDF:
Download

Indexado em: junho 24, 2021
Cursos Associados: Engenharia Civil
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação