Título do TCC:

Estratégias de convivência utilizadas no sistema familiar e educacional em educandos com transtorno do espectro autista


Autores:

Rozangela Pretto Vivan


Orientadores:

Ana Claudia Lewless


Assunto:

Transtorno de espectro autista, Estratégias, Sistema familiar e educacional


Resumo:

A palavra educando remete a diversos aspectos como: respeito, cuidado, educação, alegria, família e inclusão. Por intermédio destes parâmetros, o presente estudo pretendeu identificar as principais estratégias de convivência utilizadas em educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema familiar e educacional. O TEA apresenta-se por diversas sintomatologias como: dificuldades na comunicação, problemas para conviver de maneira a realizar interações sociais, comportamentos restritivo e repetitivo, dentre outros. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva de abordagem qualitativa/quantitativa, considerando-se como população os professores, profissionais de apoio e pais de educandos com TEA matriculados na Escola Municipal de Educação Básica Henrique Júlio Berger, município de Caçador, SC. Deste universo, selecionou-se uma amostra de 18 sujeitos, composta por seis pais, seis professores e seis profissionais de apoio. A coleta de dados se deu por intermédio de dois questionários estruturados, um aplicado em professores e profissionais de apoio e o outro questionário aplicado em pais de educandos com TEA, ambos contendo 10 questões. Para professores e profissionais de apoio foram realizadas 09 questões objetivas e 01 descritiva. Para os pais dos educandos continha 10 questões objetivas. Os resultados indicam que os desafios são inúmeros, embora a busca de estratégias de convivência no sistema familiar e educacional são constantemente observados, destacando-se as principais: o comando de voz específico e olho no olho, trabalhando regras e limites; o uso de materiais pedagógicos adaptados; apoio das tecnologias; materiais alternativos (palitos de picolé, tampinhas, etc); elogio como fonte de reforço positivo; a interação da família nas mais diversas atividades propostas pela escola e o uso do espaço da calma, onde fica para se reestruturar.


PDF:
Download

Indexado em: junho 28, 2021
Cursos Associados: Psicologia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação