Priscila Leda Queiroz
Genéia Lucas dos Santos
Gestão de pessoas, descrição de cargos, manual
A utilização de ferramentas variadas para a otimização dos recursos humanos vem sendo cada vez mais empregada na gestão de pessoas. A descrição de cargos por sua vez, enquadra-se como instrumento para o auxílio de desenvolvimento de programas de gestão de pessoas e atua também como fator motivacional, muitas vezes desafiando o ocupante de determinado cargo a exercer uma tarefa à qual não está habituado, estimulando a busca do próprio colaborador a aperfeiçoar-se continuamente. O objetivo do estudo apresentado foi colher informações inerentes aos cargos administrativos da empresa, a fim de elaborar um manual de descrição de cargos, visando auxiliar a gestão de pessoas desde o recrutamento e seleção, até as práticas necessárias ao bom funcionamento do setor. Para a obtenção das informações necessárias para a elaboração do manual de cargos, optou-se pelo uso de questionário aplicado aos colaboradores da empresa, caracterizando a pesquisa como qualitativa, sendo que não foram utilizados meios de levantamento estatístico. Este instrumento foi de grande valia, uma vez que foi possível transmitir dados verídicos ao manual, não trabalhando apenas com suposições. Ao fim do estudo, foram colhidas informações de todos os cargos administrativos, como descrição específica das tarefas, grau de escolaridade mínimo necessário, cursos e treinamentos desejáveis, experiência requerida para o cargo e as responsabilidades por verbas, equipamentos, efeito de erros, entre outros. Com todos os dados obtidos formulou-se o manual de descrição de cargos do setor administrativo da empresa.