Título do TCC:

Efeitos nocivos das práticas educativas parentais na ausência de limites no desenvolvimento infantil: uma visão na teoria dos esquemas


Autores:

Luciana Karina Elyas Machado


Orientadores:

Madaline Ficagna Roveda


Assunto:

Limites, Regras, Estilos parentais, Efeitos nocivos, Esquemas


Resumo:

O presente trabalho de estudo, traz uma síntese referente às práticas educativas parentais e os efeitos nocivos na ausência de limites no desenvolvimento infantil em uma visão da Terapia dos Esquemas. Neste estudo apresenta-se uma pesquisa a referenciais teóricos que busca a cerne da permissividade na educação infantil, provinda das práticas educativas parentais. Originando uma desordem emocional na criança em desenvolvimento, objetivando o repensar da postura parental nos efeitos nocivos no decorrer do tempo na vida cotidiana do sujeito e de quem os rodeiam. Como subsidio ao assunto, elucida-se a Terapia dos Esquemas que nos apresenta intervalos de tempo que iniciam na infância até a adolescência que necessitam serem preenchidas pelo ambiente, pais/cuidadores por demandas psicológicas saudáveis para desenvolvimento benéfico ao ser humano. A metodologia utilizada foi de estudo e pesquisa bibliográfica descritiva acerca de recursos já existentes no contexto atual. A utilização de leitura dos autores aqui citados permitiu uma compilação de dados mediante ao que se buscava, sendo feita uma análise e discussão do material pesquisado, auxiliando em reflexões mais aprofundadas em relação a variantes que envolvem a educação e desenvolvimento do ser humano, ocasionando com isso efeitos emocionais bem como de relacionamento em sua concepção. Deste modo, aponta-se, que se tornam essenciais limites e regras na educação e formação do ser humano, funcionando como norteadores para construção e desenvolvimento de seres psicologicamente saudáveis.


PDF:
Download

Indexado em: junho 28, 2021
Cursos Associados: Psicologia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação