Márcia Cristina Silva do Nascimento
Vivian Estrowispy
Aprendizagem, Dificuldade de aprendizagem, Papel do professor, Contribuição da psicologia
O presente trabalho tem como título “dificuldade de aprendizagem: o papel do professor e a contribuição da psicologia”, obtido por meio da demanda observada no contexto escolar frente aos alunos com dificuldade de aprendizagem. O método da pesquisa foi revisão bibliográfica, de natureza descritiva e qualitativa, de cunho relevante acadêmico, científico e social. Desta forma, os saberes desenvolvidos contribuirão para compreensão da realidade que permeia o ambiente escolar frente às crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem, trazendo um novo olhar para a situação-problema. Buscou-se através deste trabalho identificar quais condições interferem no processo de ensino/aprendizagem, através do estudo minucioso dos teóricos da aprendizagem e desenvolvimento humano destacados na educação: Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Constatou-se que tais condições estão atreladas ao ambiente familiar, escolar e com a própria individualidade da criança. Evidenciou-se o papel do professor como de suma é fundamental importância para o processo de aprendizagem, bem como a valiosa contribuição do conhecimento técnico e científico da psicologia sobre universo da singularidade humana.