Rosângela Pereira de Souza
Andréa Simone Machiavelli Pontes
Diagnóstico estratégico, clientes inativos, marketing de relacionamento
A Agência de Viagem e Turismo, como qualquer outro ramo varejista depende da satisfação dos seus clientes para sobreviver. Prestar um serviço de qualidade torna- se cada vez mais importante para fidelizá-los, fazendo que retornem para a Agência sempre que o desejo de viajar aconteça. Contudo, percebe-se que com o passar do tempo alguns clientes acabam não retornando para realizar novas solicitações de serviços. O presente trabalho tem como objetivo geral diagnosticar estrategicamente os clientes Inativos como ferramenta de Marketing de relacionamento em uma Agência de Viagem e Turismo situada no município de Caçador – Santa Catarina. Para fazer o levantamento dos dados foi utilizada a pesquisa quantitativa e qualitativa juntamente com pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva e de levantamento de dados. A necessidade de identificar quem são os clientes Inativos torna-se cada vez mais importante, tendo em vista que depois de identificados a Agência de Viagem e Turismo poderá aplicar possíveis métodos estratégicos para atrair esses clientes Inativos Potenciais para novas solicitações de serviços. Com a pesquisa realizada através de questionário aplicado para determinado grupo de clientes Inativos foram levantados dados que auxiliam na identificação da razão pela qual muitos deles não retornam para a Agência de Viagem e Turismo para novas oportunidades de viagem. Com base nessas informações foi possível criar propostas de melhorias voltadas ao Marketing de relacionamento com o intuito de recuperar esses clientes Inativos Potenciais.