Rafael Maurina
Sandra Wisniewski Lazaris
Orçamento, planejamento, controle
O presente trabalho teve como objetivo analisar, demonstrar e implantar, numa empresa de pequeno porte do segmento de imagem e informação, na cidade de Caçador/SC, em suas atividades financeiras, as vantagens da elaboração e aprimoramento constante do orçamento empresarial, como uma ferramenta de controle para a tomada de decisões no planejamento e acompanhamento dos resultados diários. O orçamento de caixa serve para se estabelecer um equilíbrio entre as receitas projetadas e os custos da empresa; e através dele, estima-se o saldo necessário para honrar os compromissos assumidos. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa e qualitativa do tipo exploratório. A coleta dos dados necessários foi realizada por meio de pesquisas em documentos, revistas, bibliografias especializadas, observação sistemática, entre outros, visando um maior entendimento das atividades relacionadas, bem como a fundamentação do tema exposto. O ramo de imagem e informação é oriundo das grandes transformações que vêm ocorrendo nos últimos anos, em decorrência do advento da fotografia digital. Com uma mudança praticamente diária em seus produtos e serviços, os varejistas deste setor sentiram-se obrigados a buscar novas fontes. Como exemplo deste novo e dinâmico mercado, podemos citar, além do mercado fotográfico tradicional, que abrange desde a venda de equipamentos, passando pelo mercado de revelação e captura de fotografia amadora e profissional, também mercados ainda não tão tradicionais, como por exemplo, brindes personalizados e gráfica rápida. Todos estes processos são devidamente acompanhados por pessoal qualificado em suas áreas, fazendo com que a equipe de vendas tenha um produto diferenciado e de qualidade, para oferecer aos consumidores, o que, sem dúvida, depende da implantação de um sistema de orçamento de fluxo de caixa em algumas áreas específicas da empresa, após o prévio conhecimento da gerência.