Título do TCC:

Desafios em tempo de pandemia: um diálogo com professores


Autores:

Lanie Cristini Cordeiro


Orientadores:

Anete Müller Carvalho


Assunto:

COVID-19, Educação infantil, Ensino Remoto


Resumo:

A pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, teve início na China ao final do ano 2019 e se espalhou rapidamente para todos os continentes, trouxe consigo diversas mudanças na rotina diária de bilhões de pessoas ao redor do mundo, da mesma forma que expôs o despreparo das escolas públicas e também privadas quando da necessidade de interromper o planejamento normal para adotar um modelo de ensino remoto. Uma das preocupações que a pandemia traz à tona está relacionada ao desempenho escolar das crianças e adolescentes, que tiveram suas atividades educativas presenciais interrompidas de maneira brusca e não planejada. Neste sentido, observa-se a necessidade de entender qual é o impacto da pandemia no desenvolvimento dos alunos, delimitando a pesquisa aos que frequentam a educação infantil, mais especificamente a pré-escola, período escolar composto por crianças com idades entre 3 e 6 anos. Neste documento são abordados os resultados de uma pesquisa bibliográfica, onde busca-se embasamento para a compreensão de questões relacionadas à Educação Infantil em geral, à Pré-Escola, ao desenvolvimento da criança que a frequenta e à pandemia do COVID-19. Em seguida, expõe-se o resultado de uma pesquisa do tipo formulário de perguntas e respostas, o qual foi encaminhado a professores de pré-escola de toda a rede municipal de ensino da cidade de Fraiburgo no estado de Santa Catarina. O objetivo da pesquisa foi identificar as dificuldades encontradas pelos professores e alunos nas aulas remotas e entender qual é a visão do professor em relação ao impacto destas no desenvolvimento do aluno. Deste modo, busca-se avaliar se há, de fato, implicações no processo de aprendizagem e se a criança poderá sentir impactos negativos durante sua vida escolar.


PDF:
Download

Indexado em: setembro 1, 2021
Cursos Associados: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação