Glacilene parecida Ferreira
Genéia Lucas dos Santos
Supermercados, clientes, pesquisa de satisfação
O presente trabalho foi realizado junto a um supermercado do Município de Caçador. Diante do surgimento de novos concorrentes, o mercado de um modo geral se mostra competitivo, agressivo nas ações de vendas de produtos e serviços, e torna cada vez mais importante a conquista de novos clientes e a fidelização dos atuais. Quando o serviço é excelente, o marketing é mais fácil e os aumentos de preços ficam mais aceitáveis porque os clientes percebem valor no serviço. A publicidade tem menos conflitos com a realidade da execução do serviço. Devido à necessidade de fidelização dos clientes nos Supermercados, faz-se necessário a melhoria constante dos setores que prestam o atendimento aos mesmos, objetivando assim, o alcance da satisfação e a conseqüente fidelização dos clientes. A grande aldeia dos negócios é o cliente exigente fazem com que as empresas nem sempre saibam de onde virá o próximo concorrente e, devido a isso, é que as empresas estão se voltando aos clientes, buscando identificá-los e conhecê-los para poderem interagir diretamente às suas necessidades e aos seus desejos. Através da presente pesquisa, avaliou-se a qualidade do atendimento dos serviços prestados por este supermercado, visando propor métodos de melhorias no que se refere ao atendimento, qualidade dos produtos e nos serviços. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, atendimento, produtos, infraestrutura e organização/higiene, onde avaliou-se de uma forma geral a empresa. As perguntas somaram 15 (quinze) questões de múltipla escolha e foi reservado um espaço para comentários em geral. Com a pesquisa conheceu-se o resultado que foi positivo para a empresa onde os índices de satisfação dos clientes chegaram a aproximadamente 84% (oitenta e quatro), ficando apenas 16% (dezesseis) dos entrevistados entre ruim e regular, demonstrando que há qualidade nos serviços prestados e também visa-se o atendimento qualificado pelo supermercado analisado. Contudo sempre é possível melhorar e buscar resgatar os clientes que de alguma forma não estão satisfeitos.