Título do TCC:

Competências empreendedoras e sua relação com a performance de mpmes catarinenses


Autores:

Karieli Belli De Mello


Orientadores:

Ivanete Schneider Hahn


Assunto:

Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Competências, MPMEs


Resumo:

Dados do SEBRAE (2018, web) mostram que as micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Em 10 anos os valores resultantes dos pequenos negócios aumentaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões. Isso torna as micro e pequenas empresas as principais geradoras de riqueza do comércio do Brasil, na indústria de transformação representam 22,5% e na prestação de serviços 36,3%. Representam ainda 52% dos empregados com carteira assinada e 40% dos salários pagos. Este estudo teve como objetivo geral estudar a relação entre as competências empreendedoras e a performance das MPMEs. Como objetivos específicos foram listados: Identificar o perfil dos gestores da amostra; Identificar as competências empreendedoras da amostra; Identificar a percepção de desempenho (performance) das empresas da amostra; Apontar relações entre as competências empreendedoras e a percepção de desempenho (performance). Para tal, foi conduzida uma pesquisa quantitativa e descritiva, operacionalizada por meio de uma survey com 47 MPMEs catarinenses. Os resultados mostraram que: (1) os respondentes possuem entre 40 e 58 anos (48,9%) e uma boa parte de 27 a 39 anos (33,3%). Identificou-se também que a maioria deles se encontram no cargo de diretor principal da empresa (52,1%), possuem ensino superior (50%) e são homens (58,3%); (2) a maioria dos empreendedores respondentes buscam oportunidades, correm riscos calculados e exigem qualidade e eficiência com frequência em suas atividades realizadas dentro da empresa. Também pode-se observar que os mesmos apontaram ser sempre persistentes, comprometidos e buscam informações. Ainda demonstraram que com frequência estabelecem metas, planejam e monitoram, mantém rede de contatos, são independentes e autoconfiantes; (3) a maioria (60,4%) estão em alto crescimento das vendas,14,6% constataram ser muito lucrativas e 68,7% tem lucratividade média a alta as demais são de baixa lucratividade, 68,8% delas possuem boa parte da fatia de mercado (market share) e 14,6% dominam a fatia de mercado. Além disso, 41,6% investem altamente em marketing. Em relação a distribuição, apenas 12,5% dessas empresas estão bem distribuídas, e a maioria delas (52,1%) mostra ter um nível de reputação elevado e 68,7% delas demonstraram ter acesso ao mercado significativo. É possível afirmar que as empresas mostram ter uma percepção de desempenho positiva. Por fim, foi possível verificar que há relação entre as competências empreendedoras e a performance de MPMEs (grifo nosso).


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Indexado em: fevereiro 1, 2022
Cursos Associados: Administração
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