Thaiz Oliveira
Luciana Marques
BPC na escola, Vulnerabilidade social, Vigilância socioassistencial
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo, refletir e analisar as vulnerabilidades sociais existentes nas famílias dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa no Programa BPC na Escola, que engloba crianças e adolescentes de idade entre 0 a 18 anos. A pesquisa de natureza qualitativa se caracterizou por ter sido uma descoberta de novas informações e intepretações da realidade contraditória, com os beneficiários do Município de Caçador/SC, articulando os dados levantados com a rede socioassistencial, a fim de levantar soluções para os problemas sociais enfrentamentos nessa realidade Buscou-se compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e suas famílias, já que elas têm determinadas limitações, e ainda sofrem com diversas formas de preconceitos e exclusão social. A proposta da pesquisa contou com a visita domiciliar para todos os beneficiários de BPC na Escola e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa teve a duração de aproximadamente seis meses, sendo entre junho e novembro de 2019. O trabalho também faz uma análise crítica sobre o sistema de produção capitalista, expondo suas contradições e as relações sociais existentes, justamente por se tratar de um trabalho vinculado ao Serviço Social. Aborda princípios e diretrizes da Vigilância Socioassistencial, bem como suas atribuições e desafios frente às demandas da rede socioassistencial.