Cinara Araldi
Dayane Carla Borille
Enfermagem, ensino, aprendizagem, metodologias ativas
O ensino de Enfermagem vem passando por transformações. Enfermeiros-docentes comprometidos com a formação profissional e com a intenção de atender às exigências da atual legislação do ensino superior na área da saúde, tem repensado a sua prática profissional nesta área de atuação. Neste sentido, cabe ao professor a escolha e a execução da metodologia que se operacionaliza nas estratégias selecionadas, adequadas aos objetivos, aos conteúdos e principalmente aos estudantes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória, com o objetivo de conhecer as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem em uma universidade do meio oeste catarinense sob ótica dos discentes. A coleta dos dados foi realizada com 56 acadêmicos das 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases, matriculados no primeiro semestre de 2017, por meio de um questionário semi-estruturado. Utilizou-se analise estatística descritiva para questões fechadas e elaboração de categorias para perguntas abertas. A maioria dos discentes é do gênero feminino com idade entre 18 e 25 anos. Para 83% dos entrevistados, Enfermagem era o que realmente queriam ter como profissão. Muitos estão satisfeitos com o curso, porém evidenciou-se que devem existir melhorias. Na abordagem qualitativa sobre o que mais facilita o processo de aprendizagem, os discentes enfatizaram a importância de o docente dominar o conteúdo, a relação entre os envolvidos e as estratégias de ensino utilizadas. As aulas práticas também foram muito citadas, como essenciais para o aprendizado prático para a profissão. Os resultados apontam que as estratégias de ensino no processo de aprendizagem são fundamentais e que sempre deve haver inovação, tanto na parte da Universidade quanto dos discentes e docentes. Porém o sucesso de uma estratégia nova irá depender da motivação, conhecimento e principalmente persistência por meio da participação do aluno e interação do grupo.