Janaína Franciele Pereira
Ademar José de Oliveira Godoy
Custos, preço, produto
Com este trabalho buscou-se analisar os custos totais de uma empresa vendedora de produtos de informática e sugeriu-se um método para formar o preço ideal de venda dos mesmos para satisfazer o consumidor final e agregar os custos, pois este tema é de suma importância para qualquer organização que queira ser competitiva no mercado globalizado. Através da pesquisa bibliográfica sobre assunto consegue-se o embasamento teórico necessário para a realização do trabalho, utilizou-se na metodologia a pesquisa qualitativa. Junto á direção e ao setor de almoxarifado levantou-se dados da empresa, foi pego o auxilio da contabilidade e consultado alguns documentos que consideramos uteis para o desenvolvimento do trabalho. Identificaram- se todos os custos fixos, variáveis e indiretos, após esta etapa verificou-se todas as despesas comerciais, financeiras, tributarias e administrativas, foi estabelecida uma margem de contribuição e o ponto de equilíbrio e assim elaborado o adequado preço de venda que além de garantir a lucratividade mantenham a empresa competitiva no mercado. Alcançou-se o objetivo e produziu ferramentas úteis que poderão gerar informações confiáveis á administração da empresa.