Análise das percepções de consumidores de alimentos in natura à luz das ODS do milênio
Andrea Simone Machiavelli Pontes
Marketing Informativo, ODS do Milênio, Hábitos de Consumo, Alimentos In Natura, Alimentação Saudável
Esta pesquisa se justifica por investigar o quanto os consumidores podem ser influenciados e incentivados ao consumo através do marketing informativo. O objetivo geral foi de analisar as percepções de consumidores de alimentos in natura sobre a influência do marketing informativo em seus hábitos de compras à luz das ODS do Milênio. Este estudo leva, ainda, a: Compreender o enfoque do marketing informativo a luz da teoria; compreender as ODS do Milênio; identificar e analisar os hábitos de consumo de alimentos in natura; analisar como o marketing informativo influencia no consumo de alimentos in natura. O método utilizado foi o descritivo de natureza quantitativa. Para a coleta de dados foi desenvolvido e aplicado um questionário online, onde foram propostas imagens através das perguntas para verificar se eles se sentiriam motivados ou atraídos por esse tipo de estratégia de marketing informativo. Participaram desta pesquisa 153 respondentes. O estudo indica que o marketing informativo pode ser capaz de atrair os consumidores para o consumo de um determinado tipo de alimento, que, neste caso, são os alimentos in natura, sendo uma estratégia importantíssima, utilizando a informação sobre a alimentação correta, na busca pela atração dos clientes e de estimulá-los ao consumo consciente. Sendo assim, nota-se a importância da implementação de políticas públicas, dos municípios e a sociedade em geral participarem de intervenções, integrações e ações referentes aos cuidados com a alimentação, para garantir que todas as pessoas tenham acesso a informações sobre os alimentos, baseados na conquista dos objetivos e metas da Agenda 2030, servindo como alerta, para as pessoas que trabalham neste ramo, virem a explorar o marketing informativo para despertar nos consumidores o hábito de consumo saudável.