Igor Catani Da Silva
Frank Dieter Schulze
Acessibilidade, Análise, Conforto, Educação, Escola
As escolas infantis no Brasil possuem pouca qualidade arquitetônica e nível de conforto ambiental mínimo, com isso questiona-se quais as necessidades que precisam ser analisadas para que a edificação escolar proporcione a criança uma educação de qualidade e um ambiente de ensino confortável em relação aos aspectos acústicos, térmicos, visuais e acessibilidade? Neste sentido buscou-se como objetivo analisar o Centro Municipal de Educação Infantil Santa Clara em relação aos aspectos relacionados ao conforto ambiental da edificação, através de revisão bibliográfica sobre projeto arquitetônico escolar e seus parâmetros, da análise do conforto ambiental de modo geral e comparação dos resultados obtidos com os valores mínimos estabelecidos nas normas e manuais. As análises foram realizadas através de planilhas e medições in loco verificando-se os aspectos relacionados ao conforto ambiental, entre os quais temos os funcionais, de conforto acústico, térmico e visual, e acessibilidade de cada ambiente. Após as análises os resultados foram comparados com os valores e/ou especificações contidas nas normas e manuais pertinentes, verificando-se assim a condição precária da edificação, que não possui os níveis mínimos de conforto necessário para que os usuários possam desenvolver suas atividades em um ambiente confortável que de certo modo propicie maior rendimento. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso mostra a real deficiência em relação as condições de conforto ambiental e qualidade das edificações escolares do país, e por mais que a edificação atenda um ou outro requisito das normas e manuais, precisa-se de vários fatores para que a mesma proporcione qualidade adequada para o ambiente de ensino. Sugeriu-se para continuação da pesquisa uma avaliação mais complexa de preferência em todos os ambientes, para posterior proposta de soluções e elaboração de projeto para apresentar ao município.