Título do TCC:

Análise da possibilidade de utilização do crm como ferramenta estratégica de marketing para atrair as contas pessoais dos clientes que já possuem contas empresariais, numa instituição financeira no município de caçador sc


Autores:

Silvio Cesar dos Santos


Orientadores:

Valter Vitório Andrighetti


Assunto:

Administração estratégica, CRM, clientividade, marketing do relacionamento, fidelização


Resumo:

Este trabalho de conclusão de curso foi realizado numa instituição financeira do município de Caçador e tem como objetivo principal verificar a utilização das ferramentas do CRM (Customer Relationship Management) para atrair as contas pessoas físicas dos clientes sócios de empresas. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, descritivo e bibliográfico. Para o alcance do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa com os principais autores sobre o tema, com o intuito de aprofundar e esclarecer a utilização do CRM. Também foram objetos de estudo, as ferramentas disponibilizadas pela empresa, os benefícios já oferecidos, bem como as principais dificuldades enfrentadas no atendimento ao público em questão. Com base na pesquisa realizada foram sugeridas propostas de ações, as quais dividem-se em duas vertentes. Na primeira elencaram-se sugestões, as quais dependem de aprovação e implementação pelas áreas estratégicas da empresa. Já na segunda, consideraram-se ações que podem ser tomadas imediatamente pela agência local, de acordo com sua autonomia. Para a área estratégica sugeriu-se a criação de um pacote de relacionamento com produtos específicos para os clientes sócios de empresas, como forma de atrair as contas pessoais. No pacote, incluem-se isenção de tarifas e desconto nas taxas de juros. No tocante a agência verificou-se a necessidade de treinamento dos funcionários envolvidos no atendimento, bem como implementação de procedimentos que facilitem o oferecimento das contas pessoa física aos sócios de empresa. Uma maior integração entre os setores empresarial e pessoa física também foi sugerida. O primeiro resultado do estudo foi o desenvolvimento de um formulário em parceria com o gerente pessoa jurídica, o qual visa identificar as necessidades dos clientes que procuram a instituição para abertura de conta empresarial. O formulário serve de subsidio na fidelização do cliente também na pessoa física.


PDF:
Download

Indexado em: junho 8, 2021
Cursos Associados: Administração
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação