Título do TCC:

A rede social on-line profissional linkedin como ferramenta de marketing pessoal de docentes universitários


Autores:

Leonardo Passarin


Orientadores:

Juciele Marta Baldissarelli


Assunto:

Marketing Pessoal, Rede Social Profissional, Linkedin, Docentes Universitários


Resumo:

O presente estudo teve por objetivo verificar como se dá a utilização da rede social online profissional Linkedin, como ferramenta de marketing pessoal de docentes de uma universidade comunitária situada no Estado de Santa Catarina. Visando atingir o objetivo principal, alguns objetivos específicos foram requeridos, sendo: (1) caracterizar o perfil dos profissionais pesquisados; (2) analisar os docentes que possuem conta no Linkedin, frequência de postagens e Perfil Campeão; (3) analisar e descrever o conteúdo postado pelo público analisado, visando identificar as ferramentas de marketing pessoal utilizadas. A natureza da pesquisa foi quantitativa e qualitativa, utilizou-se o tipo de pesquisa descritiva e exploratória. Escolheu-se como instrumento de coleta de dados a técnica de netnografia. A análise dos dados quantitativos foi por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, efetuou análise de conteúdo das postagens no Linkedin. O universo da pesquisa se concentrou em docentes da área dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), totalizando 42 indivíduos que possuem níveis de pós-graduação stricto sensu mestrado e doutorado. O procedimento de análise dos dados se dá principalmente, por intermédio da observação das manifestações linguísticas. Assim, constatou-se que: (1) dos analisados a predominância são do sexo feminino (57%); A área de formação dos docentes a maioria são de Desenvolvimento e Sociedade (38%); (2) mais da metade do público possuem conta no Linkedin (57%); Dos docentes que realizam postagens com frequência apenas (20%) postam; Constatou-se que (71%) dos docentes possuem Perfil Campeão; (3) O Professor 3 é dos docentes que mais realizou postagens no Linkedin (46%); A maioria dos docentes postam conteúdos condizentes com o propósito da rede profissional Linkedin, apenas o Professor 3 em sua maioria de postagens os conteúdos não condizem com a finalidade da plataforma profissional. Conclui-se com este trabalho, que os docentes que utilizam a rede social profissional Linkedin, podem obter resultados satisfatórios em um conjunto de métodos aplicados para a ferramenta de marketing pessoal. Os docentes que postam conteúdo e compartilham experiências, investem no seu marketing pessoal impulsionando sua carreira e inspirando outros profissionais. Além de promover sua marca pessoal, a ferramenta possibilita o networking onde é a capacidade do indivíduo de atrair e conservar a sua rede de contatos.


PDF:
Download

Indexado em: janeiro 28, 2022
Cursos Associados: Administração
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação