Paulo Victor Zanini
Débora Cunha de Almeida
Psicologia, Publicidade, Propaganda, Marketeng, Consumo
Com o avanço dos meios de comunicação, e, de acesso à informação, a propaganda aumenta consideravelmente seu meio de divulgação, atingindo a todas as classes, gêneros e idades. Isto facilita a manipulação das massas para criação de conceitos, modas e novos estilos de vida. Porém, qual a influência da psicologia para a criação da subjetividade através das mídias? Com este trabalho pretende-se avaliar o uso da Psicologia aplicado a Publicidade e Propaganda. Buscar-se-á entender como funciona o processo de manipulação através do uso da psicologia em publicidade e propaganda. Além de Compreender a influencia do marketing nas massas; Avaliar o pensamento epistemológico dos sujeitos sobre a psicologia e propaganda e Compreender a curiosidade e a impressão mental como um forte incentivo humano ao consumo. Serão discutidos os principais pontos entre o que os profissionais utilizam e o que é eficaz. Afinal vemos a publicidade aplicada em todos os lugares e para todos os públicos. Crianças, jovens e adultos são bombardeados todos os dias pela propaganda de brinquedos, carros, casas, promoções, roupas, bolsas, etc. O objetivo da publicidade é estimular a venda e ao consumo, porém, hoje em dia, vai além do consumo de bens materiais, mas também, ao consumo de ideias, estilo de vida, forma de vestir-se, ser e agir. O consumidor de hoje compra ideias, e não produtos. Foi-se realizado estudo teórico através de pesquisas bibliográficas. O trabalho incidiu na análise de literaturas científicas para levantamento e exame do que já se produziu sobre o tema apontado.