Evelise Medeiros Otto
Débora Cunha de Almeida
Dificuldades de aprendizagem, Afetividade, Psicologia, Projeto despertar (insight) Melhoras na aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem podem ser decorrentes de negligência familiar, escolar, falta de estímulo, de afeto ou de fatores relacionados ao meio social em que a criança está inserida. Estudos comprovam que a afetividade é extremamente importante para o processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças e nos jovens. Sabendo disso, o Projeto Despertar (Insight) tem a perspectiva de trabalhar, junto com a Rede Municipal de Ensino da cidade de Caçador/SC, atendendo crianças com questões emocionais que dificultem a aprendizagem. Assim, de alguma forma, visa contribuir para a melhora das mesmas, para que acreditem em seu potencial e possam adquirir confiança para se desenvolverem no aprendizado, na afetividade e na escola. A partir disso, o presente estudo refere-se à análise da eficácia do Projeto Despertar (Insight) na vida das crianças com dificuldades de aprendizagem que o frequentam, analisando se a afetividade contribuiu para a motivação do processo de aprender. A pesquisa foi realizada com 3 (três) coordenadoras do Projeto, desde àquela que o elaborou, até a atual gestora. Envolveu também a coordenadora do curso de Psicologia da UNIARP e a responsável pela Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Caçador/SC, além de 4 (quatro) crianças participantes do Projeto Despertar (Insight), sendo 2 (duas) meninas e 2 (dois) meninos. Também os respectivos responsáveis pelas crianças e os seus professores participaram, totalizando 15 (quinze) adultos e 4 (quatro) crianças no processo. A pesquisa visou o levantamento de dados referentes às melhorias desses alunos, avaliando tanto as questões cognitivas, através dos testes psicológicos aplicados nas crianças, quanto as emocionais e afetivas por meio das entrevistas realizadas com os adultos e pôde-se constatar algumas mudanças significativas em diferentes áreas do desenvolvimento das mesmas. Nem todas apresentaram melhoras de forma igual, nem mesmo resultados positivos em todas as questões da vida, mas em algum momento, depois da participação no Projeto, mostraram reverter algumas dificuldades e/ou comportamentos que antes eram indesejados. Portanto, a pesquisa atingiu os objetivos propostos, sendo inicialmente feita a descrição do Projeto Despertar, a exploração da contribuição do processo afetivo para crianças com problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, coleta de dados das crianças das escolas parceiras ao Projeto e avaliação, através da aplicação de testes, questionários e entrevistas, as mudanças ocorridas nas crianças. O olhar da psicologia e do afeto que o Projeto abordou com elas resultou em melhorias na aprendizagem de cada uma, realçando a importância do papel do psicólogo nesse tema, pois a psicologia percebe o indivíduo como um ser único e tenta compreender sua subjetividade, com o intuito de contribuir e fazer com que as pessoas percebam o que está errado e precisa ser modificado, fazendo-as compreender que são capazes de reverter as dificuldades da sua própria vida.