Juliana Richter
Sandra M. Abello
artes, gravura, linguagem da gravura
Esta pesquisa pretendeu contemplar mais do que um requisito para o Trabalho de Conclusão de Curso, buscou solucionar um quesito sobre a compreensão da arte da gravura que até a sua aplicação era desconhecida pelos professores da rede municipal propôs desenvolver-se de forma livre no sentido de considerar a realidade das aulas de artes. Assim a arte da gravura propõe, no âmbito da educação básica, uma aliada para que se desenvolvam produções nas aulas de arte e educador possa através desta pesquisa alcançar uma expressividade do seu lado artístico, através da construção do seu trabalho utilizando a linguagem da gravura. Para a seguinte proposta elaborou-se o estudo da gravura tradicional e da gravura contemporânea em uma percepção elencada com o tema deste estudo a arte da gravura tendo como ícone de pesquisa artistas da gravura tradicional e contemporânea, sendo um deles Oswaldo Goeldi e Marcelo Grassmann. Estes artistas trabalham a gravura de tradição, usado suas obras para se ter uma compreensão do que é a linguagem da gravura desde seu início tendo um entendimento sobre o que ela é e até um estudo da história da gravura. Em seguida tem-se como estudo a linguagem da gravura contemporânea utilizando a artista Regina Silveira como idealizadora desta linguagem. Com ênfase nas poéticas da artista Regina Silveira que trabalha mais propriamente com a gravura contemporânea, pretendemos com esta pesquisa alargar a percepção quanto ao uso da linguagem da gravura nas aulas de artes para desenvolver produções artísticas que contemples nosso tema de estudo quanto à arte educação que vai ao encontro da necessidade de expressão do individuo, aqui representado pelos educadores. Neste sentido, para o educando anseia-se possibilitar a compreensão do uso de alguns pontos relevantes para que se comunique e se expresse sem a necessidade do figurativo ou, ainda de estereótipos. Tendo como objetivo demonstrar aos educadores a linguagem da gravura tradicional e da gravura contemporânea dando a ele a oportunidade de construir um trabalho artístico e que o mesmo passe a ver a arte com outros olhos para poder ensinar seus alunos a arte da gravura entendendo-a e compreendendo-a , pois só assim poderá ver a arte como uma coisa grandiosa e muito importante no currículo escolar. A aplicação da pesquisa deu-se nas dependências da escola de educação infantil professor Walmor Carlin do Prado no município de Lebon Régis,com professores que dão aula de artes mais não são formados na área com o tema da linguagem da gravura. A metodologia da pesquisa foi através de livros, imagens da internet, textos de artigos e o estudo de artistas que exploram essa linguagem e a defendem sempre, buscando através disso repassar um conteúdo que pudesse ser compreendido por todos. E os resultados alcançados foram excelentes vemos que a compreensão da linguagem da gravura foi estabelecida e de grande relevância para o entendimento dos professores que entenderam e obtiveram um conhecimento que valeu a pena, pois poderão futuramente utilizar o que aprenderam nesta pesquisa proposta que alcançou seu objetivo ao vemos as imagens das produções no decorrer deste TCC.