Jucinei Vieira de Freitas
Afeto, Infância, Ensinar, Aprender
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do afeto em sala de aula na educação infantil, enquanto os objetivos específicos incluem: (a) descrever como o afeto contribui para o aprendizado; (b) identificar as contribuições dos vínculos afetivos na família e (c) caracterizar a relação entre professor e aluno como auxílio no aprendizado, entre outros aspectos pertinentes. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica narrativa, com consulta a livros da biblioteca Comendador Primo Tedesco da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, tanto no arquivo físico quanto no arquivo online, além de artigos científicos nacionais e internacionais. Os principais autores citados são Grilla, Souza e Queiroz, Matias; Pereira, Monteiro, Mahoney, Borba, Santana, K; Santana, M, Porto, Nascimento et al; Freitas e Cavalcante. Pode-se entender que é necessário um esforço conjunto para que a afetividade seja reconhecida como um pilar essencial na educação infantil, contribuindo de forma positiva para a formação integral das crianças. Espera-se que este estudo possa suscitar reflexões e incentivar ações concretas que promovam um ambiente educacional permeado pelo afeto, beneficiando assim as gerações presentes e futuras.