Título do Artigo:

As contribuições do afeto na educação infantil


Autores:

Jucinei Vieira de Freitas


Assunto:

Afeto, Infância, Ensinar, Aprender


Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do afeto em sala de aula na educação infantil, enquanto os objetivos específicos incluem: (a) descrever como o afeto contribui para o aprendizado; (b) identificar as contribuições dos vínculos afetivos na família e (c) caracterizar a relação entre professor e aluno como auxílio no aprendizado, entre outros aspectos pertinentes. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica narrativa, com consulta a livros da biblioteca Comendador Primo Tedesco da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, tanto no arquivo físico quanto no arquivo online, além de artigos científicos nacionais e internacionais. Os principais autores citados são Grilla, Souza e Queiroz, Matias; Pereira, Monteiro, Mahoney, Borba, Santana, K; Santana, M, Porto, Nascimento et al; Freitas e Cavalcante. Pode-se entender que é necessário um esforço conjunto para que a afetividade seja reconhecida como um pilar essencial na educação infantil, contribuindo de forma positiva para a formação integral das crianças. Espera-se que este estudo possa suscitar reflexões e incentivar ações concretas que promovam um ambiente educacional permeado pelo afeto, beneficiando assim as gerações presentes e futuras.


Acesso ao Documento:

Para solicitar o acesso ao documento na íntegra entre em contato através do email: biblioteca@uniarp.edu.br informado o código do documento:

https://acervo.uniarp.edu.br/?p=3765



Indexado em: julho 12, 2024
Cursos Associados: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação