Título da Monografia:

Uma abordagem psicopedágogica da criança com síndrome de down


Autores:

Roseni de Fátima Marcondes


Orientadores:

Jussara Fonseca


Assunto:

Inclusão, Ensino, Educação


Resumo:

A educação de crianças com necessidades educacionais especiais precisa ser significativa e acontecer não somente em escolas especiais, mas sim, em todas as modalidades de ensino. Nesta linha de pensamento, este trabalho foi elaborado buscando, primeiramente, através da pesquisa bibliográfica, legitimar e sistematizar um conhecimento teórico que possa contribuir para que as pessoas com necessidades especiais consigam expandir suas possibilidades de acesso aos espaços educacionais. Sabe-se que todas as crianças que frequentam escolas especiais, têm o direito constitucional de participar do sistema regular em turmas condizentes à sua idade, mesmo que algumas instituições educacionais ainda não se encontrem preparadas para tal oportunidade. Mediante o exposto, buscou-se compreender também, como os professores do ensino regular concebem este processo inclusivo e quais as possibilidades e dificuldades que permeiam suas ações pedagógicas quando da efetivação da inclusão. Mesmo encontrando dificuldades, o educador precisa criar expectativas positivas e tornar o processo de inclusão um ato democrático. Assim, a inclusão avançaria para além dos muros da escola, alcançando terrenos férteis da sociedade, uma vez que, ao falar em desenvolvimento social fala-se também do desenvolvimento dos seus cidadãos, sem qualquer distinção.


PDF:
Download

Indexado em: julho 5, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação