Título da Monografia:

Produção de documentário no ensino fundamental sobre guerra do contestado: a batalha de rio das antas sc


Autores:

Arthur Luiz Peixer


Orientadores:

Thatijanne Santos Gonzaga de Carvalho Garcia


Assunto:

Educação, Guerra do Contestado, Tecnologia, Autonomia, Interdisciplinaridade


Resumo:

O uso de vídeos no Ensino Fundamental fomenta a prática empírica de produção de conhecimento e aprendizagem. Partindo disso, o presente projeto teve como objetivo dialogar sobre o desenvolvimento de atividades interdisciplinares sobre a Guerra do Contestado, utilizando como recurso a produção de um documentário com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do município de Rio das Antas/SC. O trabalho aqui descrito será composto de diversas etapas, visando articular teoria e prática, percorrendo o ano e culminando no lançamento do projeto em eventos culturais e científicos. A narrativa elaborada no vídeo será a partir do recorte histórico da Guerra do Contestado, conflito ocorrido na região sul do Brasil entre 1912 e 1916. Após compreenderem o contexto geral, os alunos partirão para pesquisa e desenvolvimento de um documentário acerca do conflito ocorrido no dia 2 de fevereiro de 1914, a intitulada “Batalha de Rio das Antas/SC” que resultou na morte do líder dos caboclos Francisco Alonso de Souza, o Chiquinho Alonso. O conflito em si possui pouca bibliografia disponível, o que permite que em um documentário seja possível articular pesquisa com depoimentos de professores convidados. A proposta interdisciplinar de trabalho visa: Englobar o uso de tecnologias com a produção efetiva do documentário, utilizando as redes sociais para divulgação massiva a partir do site Youtube; Solidificar a produção como material de análise didática no contexto regionalista, tanto da história do município, bem como para a História do Contestado; Articular pesquisa teórica, depoimentos orais e simulações teatrais dos alunos como forma de consolidar a participação juvenil e propiciar o protagonismo na aprendizagem e desenvolvimento de conhecimento a partir de iniciativas escolares.


PDF:
Download

Indexado em: julho 1, 2021
Áreas Associadas: História
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação