Francieli Piran
Ivanete Schneider Han
Percepção, Ergonomia, Escolas municipais, Melhorias
No Brasil, a ergonomia está pautada na Norma Regulamentadora NR-17. Esta norma visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente (NR-17, 2019, web). No contexto das escolas, a ergonomia contribui para que as atividades de ensino desenvolvidas em sala se tornem mais eficientes, evitando causar alterações de forma prejudicial à saúde e bem-estar dos alunos, e assim, colaborando para o bom funcionamento da instituição (PRATES, 2007). Desse modo, esta pesquisa buscou identificar a percepção dos professores sobre a ergonomia nas escolas municipais de Caçador-SC. Para atingir o proposto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey com 92 professores de escolas públicas municipais de Caçador/SC. Os resultados mostram que o ponto a ser reavaliado nas escolas é o mobiliário, tanto do professor quanto do aluno, na sala de aula, e em todos os outros ambientes da escola. Vale ressaltar ainda que o mobiliário para alunos com necessidades especiais também precisa ser melhorado.